sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

MRT - Movimento Renda para Todos surgiu na pandemia e permanece firme em defesa da renda básica de cidadania

MST, MRT e MTST são movimentos sociais semelhantes, porém, com propósitos diferentes

Você conhece algum ser humano produtivo com fome? Provavelmente não.

Somente um ser que pensa como um animal irracional pode pensar que um ser humano com fome se tornaria um indivíduo produtivo.

A segurança alimentar é o mínimo para garantir a sobrevivência básica.

Só que garantir a sobrevivência é pouco para quem defende o progresso social da humanidade.

É necessário uma renda básica permanente para manter a produtividade e a criatividade em dia.

O direito de manifestação é assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal de 1988. Nos últimos anos muitas pessoas saíram as ruas lutando pelos seus direitos e colocando o conceito de movimento social em pauta. 

Os movimentos sociais são formados por grupos de indivíduos que defendem e trabalham por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus anseios e exigir os seus direitos. São fenômenos históricos que resultam de lutas sociais que vão transformando e introduzindo mudanças estruturais nas sociedades.

INTERNET

Com a popularização da internet e a intensificação do acesso da população a rede mundial de informação, a ampliação de acesso ao celular e computadores a praticamente todas as classes sociais cresce o formato de organização pelas redes sociais.

O MRT - Movimento Renda para Todos surge no início de 2021 em um momento de enorme crise sanitária, social, econômica e política no país.

Com a pandemia do COVID em alta, o surgimento de novas tecnologias a exemplo do aplicativo que pagou o auxílio emergencial ao povo brasileiro fez o cidadão despertar para a possibilidade de uma política de renda básica permanente para garantir a estabilidade na economia e mais oportunidade para todas as pessoas conquistarem a condição mínima da dignidade humana, em respeito a vida e a liberdade.

Bandeira do MRT esteve presente na posse de Lula

Movimento Renda para Todos veio pra ficar e cobrar das autoridades uma sociedade mais justa e mais humana de verdade


RENDA

A palavra Renda vem do Latim RENDITA, de RENDERE, forma alternante de REDDERE, “repetir, dar de novo”, formada por RE, “outra vez”, mais DARE, “dar”. 

Também significa restituir, devolver, dar, cumprir, pagar, recompensar. O que nos leva a concluir que uma pessoa precisa de uma Renda Permanente para se manter vivo, de pé, com a cabeça erguida diante as adversidades da vida, da economia e dos altos custos de vida. 

O termo RENDA se refere a um determinado valor de dinheiro que uma organização ou pessoa física recebe pelo fato de comercializar um bem ou serviço. 

O fato é que para se ter uma condição mínima de conquistar a renda própria e para gerar renda e riqueza para uma família ou para a nação as pessoas precisam de um ambiente mínimo favorável ao trabalho digno e é altamente necessário que as pessoas tenham condições de acesso a informação, estrutura de saúde, alimentação em dia, moradia confortável e incentivo intelectual para buscar de forma permanente o conhecimento para evolução de si mesmo e ações práticas de labor para construir a sua produção própria em benefício de servir a outras pessoas da sua obra, seja física ou intelectual.


Opinião do Blog do Bassa sobre o significado de uma Renda Básica Universal Permanente 

O MRT é um moderno movimento social, diferente dos tradicionais MST e MTST.

MST

O Movimento Sem Terra está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. No total, são cerca de 450 mil famílias que conquistaram a terra por meio da luta e organização dos trabalhadores rurais.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social, de massas, autônomo, que procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária e um Projeto Popular para o Brasil.

Mesmo depois de assentadas, estas famílias permanecem organizadas no MST, pois a conquista da terra é apenas o primeiro passo para a realização da Reforma Agrária.

MTST

O MTST é outra sigla que se refere ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, frequentemente confundido com o MST.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto foi fundado em 1997, como uma versão urbana do MST. O Movimento declara que seu objetivo central é a luta pelo respeito ao direito constitucional de moradia.

O movimento atua nas grandes capitais do país, onde organiza trabalhadores urbanos na luta por teto. As ações do MTST consistem em ocupar imóveis que se encontram em situação de irregularidade, com o intuito de mobilizar e pressionar as autoridades pela desapropriação desses imóveis (a desapropriação ocorre quando a justiça pública considera que uma propriedade de terra está irregular e, por isso, o proprietário perde a o direito de propriedade sobre a terra).

De acordo com o Movimento, mais de 55 mil famílias passaram pelas ocupações em 20 anos.

Guilherme Boulos, atual presidente do MTST, explica que o movimento é majoritariamente formado por pessoas que não conseguiram pagar os altos preços dos aluguéis nas grandes capitais, pessoas que moravam em áreas de risco ou que foram despejadas




QUAL A DIFERENÇA ENTRE MTST E O MST?

Frequentemente essas duas siglas são usadas como sinônimos ou são atribuídas características de um movimento ao outro. De fato estes são dois movimentos sociais com diversos pontos em comum, mas não são a mesma coisa.

De certa forma, ambos são movimentos por moradia, mas um luta por terra e outro luta por casa. Conforme mencionamos anteriormente, o MTST pode ser entendido como uma vertente urbana do MST.

Movimento produtivo: A BBC veiculou uma reportagem em 2022 apontando o MST como o maior produtor de arroz orgânico do Brasil - clique aqui e saiba mais 

Em 2019 durante a gestão Bolsonarista no governo, o site UOL divulgou uma matéria informando que o Brasil é o 7º país mais desigual do Mundo.


Eduardo Suplicy é o pai do conceito da Renda Básica de Cidadania no Brasil

Eduardo Matarazzo Suplicy, economista, administrador de empresas e professor universitário, nasceu em São Paulo no dia 21 de junho de 1941. E é um dos políticos mais conhecidos do Brasil por seus 40 anos de vida pública e por ter atuado em diversas instâncias do Parlamento: foi deputado estadual, senador por três legislaturas e vereador duas vezes da cidade de São Paulo.

Confira abaixo a explicação de Suplicy para a importância de uma Renda Básica de Cidadania:

"A Renda Básica de Cidadania (RBC) é uma renda suficiente para que uma pessoa possa prover as suas necessidades vitais, como as de alimentação, saúde, educação e outras, que será paga pelo governo a toda e qualquer pessoa residente no país, inclusive às estrangeiras residentes há cinco anos ou mais no Brasil, não importa sua origem, raça, sexo, idade, condição civil ou mesmo socioeconômica. Será um direito à cidadania igual para todas. Refere-se ao direito de todas as pessoas participarem, pelo menos um pouco, da riqueza comum de nossa nação. A ninguém será negado.

Até mesmo para as mais ricas? Sim. Obviamente os que têm mais irão contribuir para que elas próprias e todas as demais venham a receber. Que vantagens há?

Primeiro, é muito mais fácil de compreender que todas as pessoas tem o direito de receber igual quantia. Segundo, assim eliminaremos toda e qualquer burocracia envolvida em se ter que saber quanto cada um ganha no mercado formal, por exemplo, na carteira de trabalho, ou informal, em qualquer atividade que se exerça e pela qual se receba um pagamento, como a de tomar conta do automóvel na rua. Terceiro, eliminamos o fenômeno da dependência que acontece quando há um sistema que diga: quem não recebe até certo patamar tem o direito de receber tal complemento. E a pessoa está por decidir se vai ou não realizar aquela atividade. Mas se a fizer, receber aquele tanto e aí o governo lhe retira parte do que recebeu naquele programa, então a pessoa pode vir a desistir de fazer aquela atividade e entra na armadilha da pobreza ou do desemprego. Mas se todos começarmos da RBC em diante, sempre haverá o estímulo ao progresso.

É do ponto de vista da dignidade e da liberdade do ser humano que teremos a maior vantagem da RBC." 



Página do MRT no Facebook: www.facebook.com/mrtnacional

Assista o vídeo do jornalista Victor Babu - um dos líderes do MRT que mora em Brasília-DF e apóia o movimento:



Fontes:

MTST 

MST 

Rede Brasileira de Renda Básica 

Clique aqui e conheça o site do movimento Milionários Patriotas 

MILIONÁRIOS E BILIONÁRIOS PEDEM MAIS IMPOSTOS PARA SEUS GOVERNOS EM CARTA ABERTA 

Sem brasileiros, grupo de milionários publica carta em defesa da taxação de fortunas 

A pobreza da riqueza - Artigo de Cristovam Buarque