segunda-feira, 13 de novembro de 2023

História, Cultura e Comunicação: Jornalistas realizam o segundo encontro para a organização do livro que contará a história da imprensa de São José dos Pinhais-PR

Foto: Divulgação
Pesquisa científica no museu com apoio do quadro técnico dos servidores da secretaria municipal de cultura está sendo realizado para apurar informações e conteúdos sobre a história da imprensa de São José dos Pinhais-PR


Será realizado nesta terça-feira (14 de Novembro de 2023) no Teatro Ernani Zétola o segundo encontro dos jornalistas de São José dos Pinhais-PR que tem o propósito de organizar as informações históricas que registram os diversos conteúdos, fatos e acontecimentos que marcaram a história do desenvolvimento dos jornais, revistas, rádios, sites e das estruturas organizacionais que compõem e deram origem a imprensa de São José dos Pinhais-PR até os dias de hoje.

Teatro Ernani Zétola foi o local da realização do primeiro encontro e segundo encontro para a organização do livro da história da imprensa de São José dos Pinhais-PR


Em agosto deste ano foi realizado o primeiro encontro no teatro municipal. Amanhã acontece o segundo encontro.

A imprensa de São José dos Pinhais é constituída pelo trabalho dos jornalistas e empreendedores de comunicação social e pela organização de suas empresas de comunicação que contribuíram com a história, a economia e a cultura do município. Os jornalistas que nasceram, moram ou moraram na cidade e produziram conteúdos sobre o município serão os destaques do livro-reportagem.

A história da imprensa de São José dos Pinhais será publicada em um livro-reportagem de autoria do jornalista e especialista em Comunicação pela UFPR - Cristiano Bassa 

O foco do livro será a organização das informações relatada por jornalistas, publicitários, radialistas, comunicadores e pessoas que trabalharam na divulgação de notícias e informações sobre São José dos Pinhais e contribuíram com o desenvolvimento da imprensa do município. 

Os jornalistas serão entrevistados e o conteúdo será produzido em um livro-reportagem.

Pesquisas científicas já estão sendo realizadas no museu municipal e na biblioteca pública do município. As informações pesquisadas serão incluídas no livro da história da imprensa de São José dos Pinhais-PR. 

O objetivo do livro é reunir o máximo possível de informações e organizar uma reportagem completa sobre os movimentos que marcaram o desenvolvimento da imprensa no município de São José dos Pinhais-PR.

Mapa de 1949 de São José dos Pinhais-PR

Quem é SJP

A criação do município de São José dos Pinhais se deu através da Lei nº 10 da então província de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852, na qual definia que a sede do município seria chamada Villa de São José dos Pinhais, sendo que o estabelecimento político, com a instalação da Câmara dos Vereadores ocorreu em 8 de janeiro de 1853. Em 27 de dezembro de 1897, a vila finalmente foi elevada à categoria de cidade.

São José dos Pinhais está localizado na Região Metropolitana de Curitiba, tendo como limites: Pinhais e Piraquara ao norte; Tijucas do Sul ao sul; Morretes e Guaratuba a leste; Curitiba, Fazenda Rio Grande e Mandirituba a oeste. O território do município compreende uma área de 931,73 km².

Segundo o IBGE, atualmente São José dos Pinhais tem mais de 300 mil habitantes e se firma como a segunda maior economia do estado do Paraná, atrás apenas da capital Curitiba. 

Vista interna do Aeroporto Internacional Afonso Pena de Curitiba que na realidade fica localizado em São José dos Pinhais-PR

São José dos Pinhais possui uma economia influenciada pela presença do Aeroporto Internacional Afonso Pena, e de grandes indústrias automotivas, que vieram juntamente com a instalação das montadoras de automóveis, bem como suas fornecedoras. 

SJP é o terceiro polo automotivo do Brasil, abrigando montadoras da Volkswagen, Audi, Nissan e Renault. A cidade também é sede da famosa rede de perfumes e cosméticos O Boticário e a empresa de alimentos Nutrimental.

Igreja Matriz - Centro de SJP

O comércio de São José dos Pinhais é autônomo em relação à capital, distante do centro da cidade apenas 10 km, com grandes supermercados, shopping center e enorme variedade de lojas, que concentra-se especialmente nas mediações da rua XV de Novembro, desde a ampla Praça da Matriz até encontrar-se com a BR376.

A agricultura também é destaque, sendo São José dos Pinhais o maior produtor de olerícolas da região e principal fornecedor do CEASA de Curitiba.



Curiosidade sobre a Etimologia de São José

De origem religiosa e geográfica. O nome São José dos Pinhais é uma Homenagem ao santo padroeiro, São José, e aos extensos pinheirais que cobriam o território municipal. O termo José é de origem hebraica "Yosef", que significa "Que Deus multiplique".

Fonte: Jornal Registra / Jornalista Cristiano Bassa

Fotos: Divulgação / Internet / Prefeitura SJP