domingo, 18 de junho de 2023

Junho Verde na Câmara Municipal de São José dos Pinhais teve ciclo de palestras sobre água e soluções da natureza

A diretora do departamento de comunicação da CMSJP Elizangela Jubanski orientou o público presente sobre o ciclo de palestras do tema Junho Verde
Foto: Jornal Registra


Programação faz parte do Junho Verde na Câmara Municipal de São José dos Pinhais
O Blog do Bassa compareceu

O Ciclo de Palestras, que integra a programação do Junho Verde da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, abrangeu assuntos importantes relacionados à água e às soluções da natureza. O bate-papo aconteceu na última sexta-feira (16/06/2023), no Plenário da Casa, e recebeu dois palestrantes sobre os temas. 

O vereador Juliano Martins (PSC), presidente da Comissão de Urbanismo, Habitação, Serviços Públicos e Meio Ambiente, representou os parlamentares na abertura do Ciclo. Depois, foi a vez do vice-presidente da Casa, o vereador Samuel Pinheiro (Republicanos) estar presente e representar os parlamentares. Servidores, convidados e a imprensa estiveram presentes na Casa.

Junio Ferreira Lima - gestor da Sanepar
Foto: Jornal Registra

Pela manhã, o gestor socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima, esclareceu aspectos importantes sobre a importância de atuar como agentes de incentivo à economia da água. “Apenas 2,5% de toda a água que existe no planeta é aquela que podemos beber. A água salgada representa 97,5%. Desse total, que já é pouco, apenas 0.9% está em solo, pântanos e geadas”, alerta Junio.

Assista: 



Durante a tarde, o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário Guilherme Zaniolo Karam teve uma conversa sobre ‘Segurança hídrica por meio de soluções baseadas na natureza’.

Guilherme Karam, do Grupo Boticário. 
Foto: Jornal Registra

Pelos estudos, 50% do PIB mundial é altamente dependente da natureza e dos serviços que ela presta. “Afinal, quais são esses serviços? Comida, remédio, água potável, regulação da qualidade do ar, do clima, polinização, e até mesmo turismo”, cita ele.

Assista: 



Mais palestras

Na próxima semana, o Ciclo de Palestras terá outros dois temas para a conclusão do bate-papo. Na segunda-feira (19/06/2023), o advogado e doutor em Meio Ambiente, José Gustavo Franco, falará sobre Economia Verde, no Plenário da Casa, às 14h30.

Na quinta-feira (22/06/2023) é a vez das profissionais Ediane Ertel Werlang e Caroline Chiquin, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais, com o tema compostagem, às 14h30, também no Plenário da Casa.

As palestras serão transmitidas via TV Câmara pelo Youtube e Facebook.

A exposição sobre a campanha Junho Verde está na Câmara Municipal de São José dos Pinhais-PR
Foto: Cristiano Bassa


Programação

A programação do Junho Verde segue na Casa com a exposição, em parceria com a Sanepar, sobre “Existência humana e a geração de resíduos”, com o intuito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o saneamento ambiental. Ela está disponível no corredor que dá acesso ao plenário da Casa até o dia 30 de junho.

Também até o fim desse mês, acontece a coleta de lixo eletrônico. Diversos aparelhos possuem componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem afetar o meio ambiente, contaminando rios e mares e também trazendo risco à saúde pública. 

Lixo eletrônico para descartar? Câmara Municipal de SJP tem ponto de coleta
Foto: Divulgação

Como parte da programação Junho Verde, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais se torna um ponto de coleta de lixo eletrônico. Durante todo o mês de junho, a Casa estará arrecadando todo e qualquer tipo de material eletrônico inservível.

Os equipamentos eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem afetar o meio ambiente, contaminado rios e mares e também trazendo risco à saúde pública.

O que trazer?

Diante disso, o ponto de coleta da Câmara de SJP vai arrecadar tudo aquilo que não usa mais:

Celular, computador, teclado, mouse, fone de ouvido, controle remoto, televisor, câmera digital, relógio, cabo de transferência, eletrodoméstico, pilha e bateria, entre outros.

Toda a arrecadação do lixo eletrônico será doada para a APAE-SJP, que venderá e reverterá em ações para a instituição.


Serviço

Coleta de lixo eletrônico

Data: até 30 de junho

Hall de entrada da Câmara Municipal de São José dos Pinhais


Fonte: CMSJP